quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Mais um Natal que passa, um natal diferente, desta vez, e não especial. Diferente porque é o primeiro que a minha Mãe não se encontra entre nós. Pela primeira vez não a ouvi dizer "não gosto do Natal, deixa-me deprimida" 
Agora posso dizer que esta época também me deixa deprimido, só agora pois antes eu não queria que Ela estivesse triste.
Para mim a alegria do Natal são as crianças, as minhas claro e também todas as outras, a sua alegria a abrir os presentes, o brilho nos seus olhos enquanto o abrem e espreitam para o próximo a abrir.
O Natal, dizem, é a família, a amizade, a união à volta da mesa. Mas não serão estes valores importantes durante todo o ano? Porquê só no Natal se dá mais importância a eles?

Aqui ficam mais dois poemas escritos pela minha Mãe, que pela primeira vez não se sentiu triste no Natal. Bjs Mãe

"É NATAL

É Natal,
a neve vai surgindo,
crianças suspirando
junto às montras pedindo.

Pedindo que o Pai Natal lhes desse
este ou aquele brinquedo.
Mesmo que não o mereçam,
lá vão pedindo a medo.

Mas o Natal
não é para os pobres,
nem tão pouco para os bons é.
O Natal é só para os nobres
e para quem não merece até.

O Natal é ilusão,
é só montras enfeitadas.
O Natal é solidão
e almas abandonadas.

Formam-se grupos
de pessoas,generosas,
que dão aos putos
coisas tão maravilhosas.

Brinquedos, agasalhos
e guloseimas até.
Vai tudo à missa,
nesse dia há muita fé.

Mas pena é que o Natal
seja apenas um só dia.
E que esse dia afinal
seja tão só, fantasia.

Celeste Marques "

"SONHA CRIANÇA

Sonha criança,
com o Menino Jesus
e vai de mansinho
buscar sua luz.

Com Ele as crianças
nunca vão chorar.
Revivem esperanças,
ao, Nele, pensar.

Chaminé repleta
com os sapatinhos.
Das janelas abertas
espreitam os meninos.

A noite passou.
Todos vão ver
se para eles chegou
o queriam ter.

Criança, criança
nunca o deixes de ser.
Em Jesus está tua esperança
para feliz para sempre viver.

E quando o futuro,
crianças te der
não deixes que o escuro
as faça sofrer.

Conta-lhes que um dia
já foste criança,
e que a tua boca sorria,
cheia de esperança.

Não deixes sofrer
a criança que és tu.
Ensina-as a ver
onde está Jesus.

Celeste Marques"



2 comentários:

  1. Eu adoro o Natal, mas é como dizes os valores que se processam nesta época devem ser alimentados e acarinhados durante todo o ano. Tua mãe no fundo gostava do natal, pois estes poemas dela retratam aquilo que ela via e sentia nesta época, e que tal como tu e eu achava que não pertenciam só a esta fase do ano. Que tu e tua familia tenham sempre "bons natais" o ano inteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Sem dúvida que é esse o sentimento que estás palavras procuram e tentam transparecer. No caso da minha mãe ela teve Natais muito infelizes que a perseguiram para o resto da sua vida.
      Cumprimentos

      Eliminar